Viagens na natureza, experiências culturais, lazer, viagens escolares e turismo de base comunitária
A Amazônia é uma região impressionante, a começar pela grandeza de seus dados: abriga metade das espécies conhecidas de plantas tropicais, maior variedade de peixes do que o Oceano Atlântico, 80 mil quilômetros de rios navegáveis! No Brasil ocupa mais do que a metade do território nacional!
Fonte de recursos naturais, impressiona pelas suas dimensões, passando a imagem de inesgotável. Analisando um pouco mais de perto este gigante verde, podemos perceber que isto não é bem verdade, e que a velocidade com que o homem atua e explora a região é suficiente para colocá-la em risco.
Quando falamos em ocupação humana, não podemos deixar de mencionar as comunidades tradicionais que nela habitam há séculos, as populações indígenas e ribeirinhas. Tentar entender como interpretam o desenvolvimento da região, trazido pelo contato com a civilização, e como se comportam em relação à natureza que os cerca também é essencial para que consigamos ter uma visão crítica e não apaixonada das questões sociais e ambientais.
É uma viagem que pode ser realizada em um hotel de selva ou navegando pelo Rio Negro , ou pelo Tapajós. Quando combinada com Manaus, vamos conhecer a “capital da borracha”, presenciando os efeitos da urbanização sobre o meio ambiente e a população que lá habita. Outra possibilidade é fazer uma extensão por Belém e observar as fachadas dos casarões, dos palacetes e das igrejas do período colonial sem deixar de conhecer o Mercado Ver-o-Peso.
Seja qual for a forma de fazer um estudo na Amazônia, o destino é palco de importantes questionamentos sobre a ocupação humana, preservação ambiental, queimadas, desmatamento, agropecuária, soja, transgênicos e impactos das atividades no Brasil e no mundo.
Possíveis temas de estudo:
Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES
11 3021-1582
RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA