Chapada das Mesas


Localizada no sul do Maranhão, quase na divisa com o Tocantins, a Chapada das Mesas abrange, numa área de 160 mil hectares, os municípios de Carolina, Estreito, Imperatriz e Riachão. Além de formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas – daí a origem de seu nome – o lugar guarda uma infinidade atrações e passeios.

A região é uma mistura de três diferentes biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), portanto, consegue abrigar uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora, incluindo alguns animais em extinção como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e o lobo-guará. A paisagem é composta por cânions, cavernas, paredões, piscinas naturais e cachoeiras, onde os visitantes refrescam-se do calor nordestino.

Dentre as mais famosas estão a Cachoeira de Santa Bárbara (com aproximadamente 70 metros de altura), a cachoeira de São Romão, que costuma formar uma caudalosa piscina natural, a cachoeira da Prata (que despenca entre lindas formações rochosas) e a cachoeira do Capelão, que, via de regra, gera outra linda piscina natural.

Por falar em piscinas naturais, a região na qual está a Chapada das Mesas abriga um cenário espetacular: o poço chamado Encanto Azul, que oferece águas inacreditavelmente cristalinas entre paredões rochosos, em uma paisagem que rende grandes fotografias e muito contato com a natureza. A 35 Km de Carolina, fica o santuário ecológico de Pedra Caída, um complexo que possui uma variedade de quedas d’água, sendo que a principal delas despenca de uma altura de 46 metros.

Melhor época:

DEZ - JAN - FEV - MAR - ABR


Quanto tempo ficar:

8 dias


Vale a pena conhecer:

Cachoerias do Dodô, São Romão, do Prata e do Itapecuru, Pedra Caída, trilha dos pilares, Complexo do Poço Azul, Portal da Chapada, Morro do Chapéu


Destino ideal para:

Amantes da natureza


Viajar com a Maioba é

encontrar na Chapada das Mesas um lugar perfeito para praticar esportes como caiaque, rapel, tirolesa e trilhas. Caminhar até a Pedra Furada (um mirante natural e um dos cartões-postais da região) e ter uma vista privilegiada das belezas naturais da Chapada, que fica especialmente linda no pôr do sol e no amanhecer! O cenário é perfeito para apreciar o visual e fazer belas fotos.

Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES

11 3021-1582

 

 

RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA