Parelheiros - SP


São Paulo é uma das maiores concentrações urbanas do mundo. Por isso, é difícil imaginar que existe gente vivendo de agricultura a aproximadamente 40Km da capital. A maior parte dessas pessoas vivem na zona Sul, e, neste cenário, iremos conhecer a região de Parelheiros.

O intuito é observar e fazer uma imersão nas práticas agrícolas convencionais e orgânicas. Além de possibilitar a reflexão e comparação entre esses modelos de agricultura, teremos a oportunidade de conversar com moradores dessa região, que ainda é vulnerável em oportunidades, mobilidade, cultura, educação.

Esse estudo possibilitará a compreensão dos modelos de produção e a sua relação com a ocupação humana e o consumo responsável. Mas Parelheiros não só está na cidade de São Paulo, como é uma região rica em natureza e humanidade. É certo também que é uma região vulnerável em economia, oportunidades, mobilidade, equipamentos culturais e educacionais.

O agroturismo comunitário promove transformações de renda, educação, entretenimento, cultura, solidariedade participativa. Renda – Possibilita que o pequeno agricultor orgânico complemente sua renda, ao mesmo tempo que dá oportunidade para ele mostrar ao turista o propósito de fazer o que faz.

Educação – Possibilita que o turista aprenda vivenciando os cuidados com a terra, as tecnologias sustentáveis dos manejos, as soluções criativas e inovadoras. Tudo isso tendo como base a permacultura.

Entretenimento – Possibilita o prazer de vivenciar a natureza, provar alimentos orgânicos e agroecológicos saborosos, observar galinhas, porcos, burros, entre outros. Cultura – Possibilita a observação dos modos, costumes, sabedorias da vida rural. Expressões, ditos populares, narrativas de trabalho e vida.

Solidariedade participativa – Possibilita testemunhar o valor e a prática da solidariedade entre os agricultores participantes do Acolhendo em Parelheiros. Uns ajudando outros. Outros ajudando uns.

Pensar global, agir local

Possíveis temas de estudo:


  • Urbanização e ocupação humana
  • Agricultura orgânica e convencional
  • Cultura local
  • Tecnologia sustentável
  • Agroturismo

Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES

11 3021-1582

 

 

RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA