Projeto de saúde e educação nos Lençóis Maranhenses

 

Há 8 anos realizamos o projeto de saúde e educação nos Lençóis Maranhenses com os alunos do Colégio Santa Cruz.

Tudo começou em 2012, em uma viagem de inspeção para conhecer mais de perto as necessidades e interesse desses povoados.

Além de levar os estudantes para conhecer um lugar lindíssimo e uma forma de vida muito diferente da nossa na capital paulista, queríamos deixar alguma coisa para o lugar e para as pessoas que abriam as suas casas para nos receber de maneira muito acolhedora.

E foi a partir do pedido dos moradores e do apoio e interesse da escola que começamos a juntar médicos voluntários, medicamentos, livros e estudantes para levá-los 2 vezes ao ano para os Lençóis Maranhenses.

Mais que uma viagem, participamos de uma experiencia de troca muito rica.

O Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, criado em 1981 para preservar essa região, cobre uma área de 155.000 hectares e, em alguns trechos, avança até 70 km a partir da costa. A região é constituída por diversas dunas entremeadas por lagoas de água morna e cristalina, uma mistura quase inacreditável de deserto e água que não existe em nenhum outro lugar do mundo.

Em meio a esse cenário deslumbrante, visitamos alguns povoados como Buritizal, Betânia e Ponta Verde, que vivem ainda de maneira bastante isolada. A proposta é conviver com os moradores dessas localidades, conhecendo de perto seu modo de vida, observando como se relacionam e como lidam com questões sociais, como saúde, educação, política, etc.

Além de conhecerem de perto como é viver em uma área onde a natureza é quem dita as regras, vivenciando o modo de vida dessas pessoas temos a oportunidade de acompanhar os atendimentos médicos, ver as crianças crescerem e nos desligar de São Paulo e entrar em contato com a alegria das coisas simples da vida.