Turismo de Base Comunitária
Como já dizia o mestre Albert Einsten “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
E existe forma melhor de expandir a mente do que uma boa viagem de imersão? Mergulhar em uma nova cultura, em outra forma de viver, costumes diferentes, paisagens jamais vistas...
Conhecer o diferente, o semelhante e descobrir que o mundo é bem maior do que imaginamos e que uma mesma vida pode ser vivida de muitas formas distintas. Por meio das viagens de turismo de base comunitária aguçamos nossas percepções, nossos desejos de cada vez mais entender o que é o nosso país de verdade.
Além disso, o turismo de base comunitária é ainda um segmento pouco conhecido no Brasil, em que comunidades receptoras assumem o papel de atores principais na oferta de produtos turísticos, e têm, nessa atividade uma forma importante de captação de renda.Operando na lógica inversa à do turismo de massa, o turismo de base comunitária surgiu a partir da organização de comunidades tradicionais (muitas vezes injustiçadas social e economicamente) que pretendem defender seus integrantes e suas tradições.
Essas comunidades oferecem serviços turísticos associados a atividades ligadas à sustentabilidade socioespacial. Elas priorizam os valores da cultura local e procuram descobrir formas criativas de participação na cadeia turística. O resultado é um turismo que valoriza a troca de experiências, o estabelecimento de laços de amizade e a valorização cultural.