Assentamento Ipanema – Iperó / SP


O assentamento Ipanema está localizado na cidade de Iperó – SP, próximo a Sorocaba. Referência na produção de produtos orgânicos, o assentamento é dividido em lotes, onde as famílias podem produzir o que consomem e vender o excedente para o próprio sustento.

A história do assentamento tem início no ano de 1992, quando 800 famílias, vindas de diversas partes do Estado de São Paulo, chegaram a Iperó para participar da ocupação nas áreas da Fazenda Ipanema.

Era uma época em que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) passava por uma fase de territorialização, mas a implantação do assentamento se deu apenas em 1996, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O processo, apesar de árduo do ponto de vista estrutural, foi bem tranquilo politicamente, pois já havia uma assistência técnica consolidada e um bom relacionamento com os governos.

Hoje os moradores possuem concessões de uso dos terrenos por tempo indeterminado, e estão organizados através de cooperativas e associações. A distribuição dos alimentos produzidos no Assentamento se dá através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), e abastece várias cidades do estado de São Paulo.

Durante a visita ao Assentamento Ipanema, os alunos terão a oportunidade de se rodiziar em três propriedades, para conhecer diferentes modos de produção (convencional, orgânica e sistema agroflorestal), além de entrevistar agricultores e debater sobre o tema agricultura e ocupação humana.

Possíveis temas de estudo:


  • SAF (Sistema Agroflorestal)

Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES

11 3021-1582

 

 

RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA