ESTUDO DO MEIO

Oferecer aprendizado, interação e troca de experiências é o que a Maioba busca em todas as suas viagens. Porém, é no trabalho com instituições de ensino, que podemos desenvolver ao máximo esse potencial e despertar em cada aluno a curiosidade de se aprofundar nos temas trabalhados em sala de aula.

Nessas viagens, procuramos proporcionar experiências extraclasse, para que os alunos vivenciem não somente os conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de aula, como, também, as diferenças, as semelhanças e as diversidades de nosso país ou do mundo. Essas experiências são planejadas com base nos pilares da sustentabilidade, que envolvem aspectos sociais, ambientais e econômicos de cada lugar.

INCENTIVAMOS A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, E, DE FORMA SÉRIA E AO MESMO TEMPO DESCONTRAÍDA, PROMOVEMOS O DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS DE ESTUDO EM NOSSO PERCURSO.

Acreditamos que um bom trabalho de estudo do meio deve ser desenvolvido antes, durante e depois da viagem. Dessa forma, colocamo-nos à disposição da escola para dar todo o apoio necessário aos professores e alunos, no planejamento, organização e execução do projeto.

NOSSA EQUIPE É FORMADA POR BIÓLOGOS, GEÓLOGOS, GEÓGRAFOS, HISTORIADORES, RECREADORES, ENTRE OUTRAS ESPECIALIDADES SELECIONADAS, DE ACORDO COM A PROPOSTA DO PROJETO PEDAGÓGICO.

O estudo do meio, além de ser uma ótima oportunidade para abordar temas multidisciplinares e específicos, proporciona a integração dos alunos, incentivando-os a descobrir respostas, e caminhos para que se percebam cidadãos participativos, engajados, críticos e conscientes.

VEJA ALGUNS DESTINOS:

DESTINOS NACIONAIS

 

SALESÓPOLIS – SP – BERÇO DO TIETÊ

Possíveis temas de estudo:
  • Rio Tietê e sua nascente
  • Urbanização
  • Poluição
  • Usina hidrelétrica
  • Energia
 

LAGAMAR – SP – IGUAPE, CANANÉIA, ILHA DO CARDOSO E ILHA COMPRIDA

Possíveis temas de estudo:
  • Cartografia
  • Ecossistemas (Mata Atlântica, Costão, Restinga e Manguezal)
  • Sistema de cooperativas
  • Cultura local e fandango
  • Interpretação da paisagem
  • Dinâmica de rios
 

BROTAS – SP

Possíveis temas de estudo:
  • Vegetação (principais grupos vegetais e fungos) e ecossistema do Cerrado
  • Atividades econômicas e ocupação humana
  • Dinâmica de rios e usina hidrelétrica
  • Aterro sanitário
  • Fazendas históricas de café usina de cana de açúcar e álcool
  • Monoculturas (pastagem – citricultura – eucalipto e pinus)
  • Mata ciliar)
 

PETAR – SP

Possíveis temas de estudo:
  • Formação de cavernas, geologia e espeleologia
  • Mata Atlântica
  • Dinâmica de rios
  • Visita à Reserva Betary (Centro de Estudos da Biodiversidade)
  • Comunidades tradicionais, em especial as quilombolas
  • Turismo e economia local
 

CIRCUITO QUILOMBOLA – VALE DO RIBEIRA – SP

Possíveis temas de estudo:
  • História e cultura afro-brasileira
  • Modo de vida das comunidades tradicionais quilombolas
  • Agricultura orgânica e ervas medicinais
  • Danças e festas tradicionais
  • Turismo e economia local
 

CIDADES HISTÓRICAS – MG – OURO PRETO, MARIANA, CONGONHAS, SABARÁ, SÃO JOÃO DEL REI, TIRADENTES

Possíveis temas de estudo:
  • História, arte e arquitetura
  • Sistema de transporte do Brasil Colonial
  • Oficina de escultura em pedra sabão
  • Mineração
 

INHOTIM – MG

Possíveis temas de estudo:
  • Jardim Botânico
  • Educação ambiental e biodiversidade
  • Fotografia
  • Arte contemporânea
 

AMAZÔNIA – AM

Possíveis temas de estudo:
  • Floresta Amazônica (fauna e flora)
  • Comunidades ribeirinhas
  • Dinâmica de rios
  • Zona Franca de Manaus
  • Turismo e meio ambiente
 

ILHA GRANDE – RJ

Possíveis temas de estudo:
  • Biologia marinha
  • Cultura caiçara
  • Mata Atlântica
  • Usina Nuclear de Angra dos Reis
  • Importância política / cultural do Instituto Penal Cândido Mendes
  • Turismo e meio ambiente
 

BONITO E PANTANAL – MS

Possíveis temas de estudo:
  • Pantanal (fauna e flora)
  • Comunidades locais e ONGs
  • Dinâmica das águas
  • Cerrado
  • Cartografia
 

SÃO LUÍS - MA

Possíveis temas de estudo:
  • Colonização portuguesa (com influência holandesa e francesa)
  • Patrimônio histórico (conservação do casario)
  • Centro Espacial de Alcântara
  • Vale do Rio Doce
  • Porto de Itaqui
  • Boi-bumbá do Maranhão
 

LENÇÓIS MARANHENSES – MA

Possíveis temas de estudo:
  • Comunidades tradicionais e troca de experiências
  • Agricultura orgânica, pesca tradicional e ervas medicinais
  • Artesanato e Boi-bumbá do Maranhão
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
 

BRASÍLIA E CHAPADA DOS VEADEIROS – GO

Possíveis temas de estudo:
  • Planejamento urbano e arquitetura
  • Política
  • Cerrado
  • Formações geológicas e interpretação da paisagem
  • Qualidade da água
 

CHAPADA DOS GUIMARÃES E PANTANAL NORTE – MT

Possíveis temas de estudo:
  • Cerrado e interpretação de paisagem
  • Centro Geodésico da América do Sul
  • Artesanato e cerâmica
  • Fauna e flora
  • Dinâmica de rios
 

CHAPADA DIAMANTINA – BA

Possíveis temas de estudo:
  • Dinâmica de rios e qualidade da água
  • Meteorologia
  • Ecologia, população e economia do Cerrado
  • Turismo e meio ambiente
  • Cartografia
  • Formação de grutas
 

COSTA DO DESCOBRIMENTO - BA

Possíveis temas de estudo:
  • História e cultura indígena
  • Exploração da madeira
  • Observação da fauna marinha (em especial as baleias Jubartes, em Abrolhos, nos meses apropriados)
  • Projeto Coral Vivo e ONGs que desenvolvem trabalhos sociais
 

ITACARÉ E TABOQUINHAS – BA

Possíveis temas de estudo:
  • Imersão na cultura local e troca de experiências
  • Estudo e compreensão das atividades econômicas da comunidade (pesca artesanal, roça do cacau e plantação de mandioca)
  • Turismo

DESTINOS INTERNACIONAIS

 

DESERTO DO ATACAMA – CHILE

Possíveis temas de estudo:
  • Astronomia e dinâmica do deserto/li>
  • Cordilheira dos Andes e Cordilheira de Sal
  • Vulcões, gêiseres, salares e lagoas altiplânicas
  • Vilas pré-cordilheiranas
  • Ruínas de antigas civilizações, múmias e arte rupestre
 

PATAGÔNIA ARGENTINA

Possíveis temas de estudo:
  • Aquecimento global
  • Geleiras, lagos e florestas
  • Fauna Patagônica
  • Vinícolas e gastronomia
 

PERU

Possíveis temas de estudo:
  • Cultura Inca
  • História, ruínas e sítios arqueológicos
  • Natureza
  • Gastronomia e Pisco
  • Planetário