Saco do Mamanguá - RJ


O Saco de Mamanguá, Paraty, RJ, é o único fiorde tropical da costa brasileira, uma entrada de mar de coloração esverdeada que se estende por 8 Km até se encerrar no mais bem preservado manguezal da Baía da Ilha Grande.

Além de um importante criadouro marinho que apresenta manguezais bem preservados e ambientes pertencentes ao ecossistema da Mata Atlântica, conta também com uma comunidade tradicional de caiçaras que ainda mantém seu modo de vida, valorizando a cultura local e o manejo sustentável de seus recursos.

É protegido pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, que engloba também a Reserva Ecológica da Juatinga.

Nossa proposta de atuação visa, além de trazer a teoria abordada em sala de aula para prática, proporcionar vivências e experiências inesquecíveis.

Uma boa oportunidade para integrar conteúdos pedagógicos e abordagens multidisciplinares, incentivando o contato com a natureza e cultura local.

Possíveis temas de estudo:


  • Cultura Caiçara
  • Oficina de Artesanato
  • Oficina de Farinha de Mandioca (visita à casa de farinha)
  • Oficina de pesca artesanal
  • Turismo sustentável

Meio Ambiente: Ambientes costeiros (Mata Atlântica, Praia, Manguezal, Estuário, Costão Rochoso), Biologia Marinha, Botânica.

Educação Experiencial: Desenvolvimento da autonomia, integração, autoconhecimento, trabalho em equipe, expansão da zona de conforto - Canoagem, subida ao Pico do Mamanguá, mergulho livre; expedição pelo interior do Manguezal.

Possibilidades no entorno: Centro Histórico de Paraty, caminho do Ouro, Projeto Tamar, Picinguaba, Quilombo da fazenda

Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES

11 3021-1582

 

     

    RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA