Cidades Históricas – Mg – Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Sabará, São João Del Rei, Tiradentes


Uma imersão na história da colonização brasileira, onde incursões pelo sudeste brasileiro culminaram na corrida do ouro. Cada cidade tem sua história e suas peculiaridades, que explicamos agora:

Ouro Preto – Muito ouro descoberto por mero acaso, por uma expedição de paulistas chefiada pelo bandeirante Antônio Dias. Assim nasce Ouro Preto, berço do Barroco Mineiro, localizada a 99 km de BH. Andar por suas ruas é contemplar o mais importante conjunto arquitetônico do país, suas igrejas, museus, pontes, chafarizes, casario e ruínas da mineração. Circundada pelo Parque Estadual do Itacolomi, Tripuí e por várias cachoeiras, Ouro Preto mescla história, cultura e natureza privilegiada, fazendo-a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Mariana – Berço da religiosidade mineira, Mariana nasceu do arraial do Ribeirão do Carmo, fundado em 1.703, próximo ao curso de água onde o bandeirante João Lopes de Lima descobriu o ouro na região. Após a Guerra dos Emboabas, a Coroa criou a capitania das Minas e passou a controlar a exploração do ouro. Em 1711, o arraial foi elevado a vila e passou a ser residência do governador Antônio de Albuquerque. Em 1745, a vila foi elevada a cidade e seu nome homenageou a Rainha Maria Ana da Áustria, mulher de D. João V, Rei de Portugal. Mariana tornou-se sede do primeiro bispado da região e a primeira cidade planejada do País, com suas linhas retas e praças retangulares. Localizada a107 Km de BH, possui algumas atrações em seu entorno, como a Mina da Passagem. Neste roteiro conheceremos as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto.

Congonhas - Formada nos arredores do Rio Maranhão por volta dos anos de 1700, a criação da então Freguesia de Congonhas gera algumas controvérsias com relação à sua fundação. Os registros mais confiáveis, porém, decretam em 17 de dezembro de 1938 a criação do município de Congonhas do Campo, sendo simplificado seu nome dez anos mais tarde para Congonhas. Escolhida para abrigar as mais belas obras do mestre Aleijadinho, a 82 Km de BH, a cidade parece estar envolvida por uma sensação de paz e encantamento! Do alto do Santuário, sente-se exatamente a cumplicidade entre silêncio e religiosidade, arte e trabalho.

São João Del Rei - Escolhida pela Inconfidência Mineira como a capital da futura República Livre, São João Del Rei nasceu do chamado Porto Real da Passagem, situado às margens do Rio das Mortes, que era passagem obrigatória para quem ia de São Paulo a Minas Gerais. A história da cidade é muito movimentada, indo da corrida do ouro e da inauguração da primeira ferrovia em 1881 aos conflitos da Guerra dos Emboabas. Desde o século XVIII, São João Del Rei foi palco de importantes acontecimentos econômicos, culturais e políticos.

Tiradentes - “Ela é pequena, mas conta com casas muito bonitas e fica-se admirado com o tamanho da igreja paroquial”, descreveu o viajante Saint-Hillaire. Tiradentes foi palco de lutas que afetaram toda a capitania das Minas (como a Guerra dos Emboabas) e sediou reuniões dos inconfidentes. Abandonada com a decadência do ouro e tombada pelo Patrimônio Histórico, é uma delicada preciosidade protegida pela Serra de São José.

Possíveis temas de estudo:


  • História, arte e arquitetura
  • Sistema de transporte do Brasil Colonial
  • Oficina de escultura em pedra sabão
  • Mineração

Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES

11 3021-1582

 

     

    RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA