Xingu


O Parque Indígena do Xingu está localizado na região nordeste do Estado do Mato Grosso e abriga quinze tribos e quatro grupos linguísticos indígenas diferentes, que compartilham sistemas de crenças, rituais e cerimônias similares, apesar de terem etnologias diferentes.

Nesse contexto, visitaremos a aldeia Aiha - Kalapalo, que vive ainda de maneira bastante isolada. A proposta é conviver com os moradores dessa aldeia, conhecendo de perto seu modo de vida, observando como se relacionam e como lidam com questões sociais, como saúde, educação, política etc.

As antigas aldeias kalapalo localizavam-se mais ao sul, em ambas as margens do Rio Kuluene. Os Kalapalo mudaram-se com relutância para a sua localização recente, depois que, em 1961, foram formalmente estabelecidas as fronteiras do Parque Indígena do Xingu e outros grupos foram encorajados a se mover para as proximidades do Posto Leonardo, de maneira a controlar o contato com brancos e a obter ajuda médica em caso de epidemias.

A vida social na aldeia Aiha – um dos quatro grupos de língua Karib que habita a região do Alto Xingu – varia de acordo com as estações do ano. Na estação seca, a comida é abundante e é tempo de realizar rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias. Na estação chuvosa, que se estende de novembro a abril, a comida torna-se mais escassa e a aldeia fecha-se nas relações entre as casas e os parentes.

Possíveis temas de estudo:


  • Atividades ao ar livre
  • Cultura Indígena
  • Fauna e flora

Desenhe sua viagem de acordo com seu perfil
FALE COM NOSSOS CONSULTORES

11 3021-1582

 

     

    RECEBA NOVIDADES DA MAIOBA