Grupo Maioba para Alter do Chão - Ano novo 2020

 
Confira abaixo como foi o roteiro deste grupo e também veja algumas imagens deste paraíso que é Alter do Chão:
ALTER DO CHÃO – NAVEGANDO POR TRÊS RIOS
Neste programa, teremos a oportunidade de navegar pelos furos, canais e ilhas da foz do Tapajós, interagindo com as comunidades locais e conhecendo as belíssimas paisagens da região onde está localizada a vila turística de Alter do Chão. Navegaremos também por outros dois importantíssimos rios da região norte: Amazonas e Arapiuns.
Localizada à margem direita do Rio Tapajós - afluente do Amazonas - Alter do Chão é uma vila turística da cidade de Santarém. O Tapajós, na sua foz, em frente a Santarém, proporciona o fantástico espetáculo do encontro de suas águas claras que, curiosamente, não se misturam com as águas barrentas do Amazonas. O Rio Tapajós possui uma característica única entre os afluentes do Amazonas: suas águas são cristalinas. Por capricho da sábia natureza, uma bela lagoa se forma bem em frente a Alter do Chão, denominada Lago Verde. Suas águas límpidas e quentes deram origem ao apelido carinhoso da cidade, "O Caribe de água doce". Circundada por extensas praias de areia fina e branca - famosas até mesmo fora do Brasil - Alter do Chão é um exemplo de beleza e preservação ambiental.

Em meio a essa exuberância natural, a ideia proposta neste roteiro é a de visitação e interação com as comunidades locais, valorizando as capacidades e os saberes de sua gente.

Ao longo dos dias e noites de navegação, entre as visitas e vivências com as comunidades e os tempos de lazer e descontração, podem ser programados outros momentos especiais. Dependendo do interesse do grupo, haveria espaço para conhecer e entender melhor a contextualização da realidade local, a discussão sobre as ameaças, desafios, projetos e alternativas encontradas pelas comunidades.  Há interessantes questões socioambientais, aspectos históricos, econômicos e político-culturais que, atualmente, compõem uma diversidade de leituras sobre as realidades da Amazônia.

Por meio de experiências vivenciais verdadeiras, teremos a oportunidade de sentir, presenciar, construir uma forma pessoal de compreender a Amazônia... E, quem sabe  até pensar em algum tipo de ação viável que ajude na preservação dessa maravilhosa região. Como afirmou Paulo Freire, “É como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer”...
Período da viagem: 26/12/2019 a 04/01/2020
Hospedagem: De 26 a 28/12/2019 – Casa de Férias da Andreia – sem refeições
De 28/12 a 04/01/2020 – Barco Regional Bom Jesus (pernoite em redes) – com pensão completa A casa tem 4 quartos climatizados, sendo 2 suítes (cama box de casal, bi-cama, beliche, roupeiro, chuveiro quente), 1 quarto (cama box de casal, beliche) e 1 mezanino que também é um quarto (com colchões). A casa acomoda confortavelmente até 15 pessoas em camas/colchões nos quartos, mas temos ganchos de redes por toda a casa, na varanda e no redário (área externa).  Oferecemos toalhas de banho e roupas de cama. Garagem não coberta para 5 carros. Cozinha gourmet com vista para a piscina, totalmente equipada com utensílios de cozinha (pratos, colheres, copos, panelas, etc) e eletrodomésticos (fogão, geladeira, microondas, sanduicheira, liquidificador, etc.). Sala com sofá e TV de 32'' com parabólica. Área de lavanderia/serviços com máquina de lavar. A Casa fica próxima à praça do Sairé onde acontece o Festival dos Botos na estrada que dá acesso ao Pindobal. Temos serviço de segurança/vigilância 24 horas. Poço artesiano. Churrasqueira integrada com o deck e piscina.
Programa: 1º DIA: 26/12/19 – SANTARÉM / ALTER DO CHÃO
Chegada em Santarém e traslado à Vila de Alter do Chão. Hospedagem na Casa de Férias e restante do dia livre.
2º DIA: 27/12/19 – ALTER DO CHÃO Dia livre para conhecer a Vila de Alter do Chão e aproveitar a estrutura da casa.
3º DIA: 28/12/19 – ALTER DO CHÃO – embarque Em horário apropriado, embarque no Bom Jesus (barco regional que será utilizado como meio de hospedagem - em redes - e transporte durante a viagem (8 dias / 7 noites). 4º ao 9º DIAS: 29/12/19 A 03/01/20 – NAVEGAÇÃO PELOS RIOS ARAPIUNS, TAPAJÓS E AMAZONAS Durante nossos dias de navegação, teremos a oportunidade de visitar praias de areias brancas, comunidades ribeirinhas, fazer caminhadas na selva, tomar banho de rio, entre outras atividades.
Alguns dos pontos visitados são: PONTA DO ICUXI - Ponta do Icuxi, no Rio Arapiuns, Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, município de Santarém.
PONTA GRANDE / COMUNIDADE DE COROCA/ LAGO DA PRAIA - Deslocamento para a Ponta Grande - Caminhada pela praia e banhos de rio durante o período da manhã - Visita à Comunidade de Coroca, no Assentamento Agroextrativista Lago Grande, aos projetos de criação de peixes e quelônios, de abelhas nativas (sem ferrão) e de artesanato. - Navegação para o Lago da Praia e tarde na praia
COMUNIDADE DE URUCUREÁ / PONTA DO MAGUARI - Visita à Comunidade de Urucureá, e ao grupo TucumArte, de artesãs e artesãos de cestaria cabocla de palha de Tucumã, com oficina e exposição de artesanato. - Deslocamento para o Rio Tapajós, para a Floresta Nacional do Tapajós.
PONTA DO MAGUARI/ COMUNIDADE DE JAMARAQUÁ - Trilha do Piquiá (07:00 às 12:00), ao encontro das árvores centenárias da Floresta Primária de Jamaraquá| - Visita à Comunidade de Maguari, apresentação do processo de fabricação e exposição dos produtos e artigos de Couro Ecológico - Visita à Comunidade de Jamaraquá, exposição de Biojóias e passeio de canoa, no fim da tarde, pelo Igarapé do Jamaraquá, onde será visitada uma área de Igapó
COMUNIDADE ATODI
OFICINA DE ARTESANATO EM ARIMUM
LAGO MAICÁ
10º dia – ALTER DO CHÃO / SANTARÉM Após o almoço, transfer em van para o Aeroporto de Santarém para embarque de retorno a São Paulo.