
As queimadas que acontecem no Brasil e no mundo preocupam a todos, sobretudo nos períodos mais secos. Muitos destinos com os quais a Maioba tem o orgulho de trabalhar estão ardendo em chamas, e pedindo nossa ajuda.
Os prejuízos à vida silvestre, ao meio ambiente, saúde, segurança e economia deixam nossos corações partidos e, por isso, ressaltamos que essas localidades precisam do apoio de todos nós.
A preservação e a conscientização ambiental, além de políticas públicas, capacitação de profissionais e recursos contra incêndios são fundamentais para diminuir os efeitos do fogo.
Por isso, reunimos aqui algumas iniciativas para pessoas que, como nós, também querem contribuir e ajudar nessa luta:
https://www.catarse.me/redecontrafogoveadeirosO valor arrecadado servirá também para o período pós fogo, para o reflorestamento, atendimento de animais, compra de equipamentos e capacitações.O Pantanal também precisa do apoio emergencial à fauna e às comunidades, é a pior seca nos últimos 47 anos. O fogo já consumiu mais de 23 cidades de São Paulo na área do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e seus arredores.
Desde o dia 25/09, novos focos começaram na região da Serra do Amolar, ganhando grandes proporções na RPPN Eliezer Batista. A situação por lá é crítica e equipes do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), brigadistas voluntários e do PrevFogo, em conjunto com equipes do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e Paraná, seguiram para a região para atuar no combate.Algumas dicas de como ajudar:
https://www.sospantanal.org.br/doacoes
https://voaa.me/vaquinha-pantanal
https://www.catarse.me/brigada_alto_pantanal
A Serra do Cipó – MG também grita por socorro.
Um grupo de voluntários está recolhendo alimentos, medicação e água para os brigadistas.
Seguem os contatos:
(31) 99770-9328 / (31) 3718-7484 / (31) 3718-7469
As visitas ao Parque Nacional Serra da Capivara – PI também estão suspensas e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) pediu apoio de brigadistas, guarda-parques e ex-brigadistas para debelar as chamas.
A situação é muito séria! Precisamos salvar o Parque Nacional Serra da Capivara!