Você sabe como é ficar numa pousada de charme?

 
 
 

Primeira informação que você precisa saber antes de começar a ler este pequeno texto:

No Brasil existe uma categoria exclusiva de hotéis que são considerados "de charme" e são categorizados dentro de uma organização chamada "roteiros de charme". Existe também um passaporte, onde você ganha um carimbo do hotel que ficou e pode percorrer o Brasil ficando nesses hotéis com muito requinte.

Mas, você deve estar se perguntando: por que eu ficaria num hotel de charme e não num hotel normal? Qual a diferença?

É por isso que eu vim aqui escrever esse texto, para explicar exatamente como é se hospedar em um hotel de charme.

Minha experiência foi na Pousada Maya, na Chapada dos Veadeiros, um lugar que sou apaixonado e já estive algumas vezes. A localização da pousada é perfeita, afastada da cidade, mas não isolada. Longe o suficiente para não ouvir barulho de carro. Um local que não aceita crianças menores que 12 anos, portanto, apesar de restringir o acesso a famílias com crianças pequenas por exemplo, traz tranquilidade àqueles que preferem ficar num ambiente mais calmo.

As instalações são pequenas, com poucas suítes, mas essas poucas suítes são incríveis e tornam os serviços ainda mais exclusivo. Fiquei na mais simples, que devia ter uns 30m² (essa foi minha impressão, que é exatamente o que quero passar aqui), com uma cama king size, TV a cabo, ar condicionado, guarda roupas e frigobar abastecido.

O banheiro também é grande e com uma banheira de hidromassagem, que parece nos chamar quando voltamos das cachoeiras. Parece que quando chegamos na pousada essa banheira já nos chama pelo nome e quando entramos nela, ela nos abraça.

Falando em abraçar, o que são as roupas de cama e de banho?! Tudo da Troussaud, inclusive os sabonetes e xampus. Nunca me preocupei com essas coisas, até usar a primeira vez.

Mas, além da estrutura dos quartos, a pousada tem uma bela vista para um vale e é bem arborizada, com a visita de diversos pássaros pela manhã e final da tarde e com uma vista privilegiada para o pôr do sol.

O café da manhã é farto, com muitas opções para todos os tipos de dieta, seja vegetariana, vegana ou celíaca (sim, ele tem pão sem gluten). Tudo isso na beira da piscina, num ambiente agradável e com staff extremamente competente e educado, atento às suas necessidades.

Com certeza uma experiência que vale a pena e, se puder escolher, fique em um hotel de charme, você não vai se arrepender. É ideal para comemoração de datas especiais ou para fazer uma surpresa para a pessoa amada.